Imprimir
Categoria: Windows
Acessos: 2028

Medidas para configurar a Segurança Máxima na Rede:

» 1- Instalar em cada micro da rede, e também no servidor, um bom anti-vírus, mantendo-o sempre atualizado (pelo menos uma vez por semana), que seja capaz de detetar e eliminar qualquer código malicioso, mesmo os mais recentes.

» 2- Limitar ao máximo o número total de recursos compartilhados entre as máquinas da rede local. Só compartilhe o que for estritamente necessário, e apenas nas estações de trabalho em que os usuários certos devam trabalhar.

» 3- Compartilhar apenas as pastas estritamente necessárias (veja próximo item), e configurar os compartilhamentos de sorte a que apenas usuários com privilégios adequados tenham acesso a tais recursos. Se possível dar apenas direitos de leitura. Se necessitar de dar direitos de escrita, veja se pode ser implementada a solução seguinte.

» 4- Se a rede conta com um servidor de arquivos, prefira utilizá-lo para efetuar todos os compartilhamentos de informações do sistema - principalmente aqueles de escrita - em lugar de empregar unidades compartilhadas entre os PCs da rede, já que trata-se de sistemas especializados nesse tipo de tarefa, e que ainda podem oferecer mais garantias, tanto a nível de segurança como, também, de performance da rede.

» 5- Se a rede conta com um servidor de arquivos, faça-o um controlador de domínio (isto é um PDC - Primary Domain Controler) obrigando que todos os usuários tenham que primeiro se autenticar no PDC, antes de poder obter acesso à rede local, e portanto às demais máquinas com menor poder de segurança intrínsica.

» 6- Implemente políticas rígidas de segurança no PDC, o que diminuirá sensivelmente as brechas por onde possam penetrar os novos vírus e principalmente os worms mais elaborados. Se for possível, e houver conhecimento técnico para tal, lance mão das Group Polices do Windows NT - com elas dá para restrigir a liberdade dos usuários menos técnicos, diminuindo ainda mais as brechas na segurança de seus dados.
eal é remover todo o tipo de compartilhamento.

fonte: superdicas.com.br