Configurando portas TCP para acesso ao SQL Server

 

 

 

Em uma instalação do SQL Server não basta apenas instalar o SGBD e os databases que ele estará pronto para uso. É necessário também configurar as portas TCP/IP de conexão ao SQL Server, afinal não tem sentido pagar por uma licença do SQL Server para utilizá-lo em um computador sem acesso à uma rede.
Por default, o SQL Server configura a porta 1433, porém algumas empresas, por questões de segurança, utilizam outro valor de porta de conexão. Nesse artigo irei mostrar como configurar um valor de porta diferente do default.

- Abra a console do SQL Server Configuration Manager e vá na seção SQL Server Network Configuration:

\"Configuration

- Em Protocols for instancename, dê duplo clique em TCP/IP;

- Na aba IP Addresses, você verá que existem várias referências a endereços IP (IP1, IP2 até IPALL), e para cada IP, há 2 campos: TCP Dynamic Ports e TCP Port. TCP Dynamic Ports com valor 0 indica que o SQL Server irá escutar por portas dinâmicas, e em TCP Port será fixado um valor de porta;

- Caso em TCP Dynamics Ports esteja com valor 0, delete o valor e configure um valor de porta (como dito anteriormente, o padrão é 1433). Para nosso exemplo, alterei o valor de porta para 14333 em IPALL:

\"Propriedades

- Após configurada a porta, é necessário realizar um restart do serviço do SQL Server da instância que está sendo alterada.

Para exemplificar a funcionalidade das configurações realizadas, a imagem abaixo mostra uma conexão à porta 14333, com origem do ip 192.168.0.7:

\"Teste

Lembrando que caso haja um firewall na rede é necessário criar/alterar a regra para liberar a conexão através da porta que você especificar, incluindo o firewall do Windows, caso esteja habilitado no servidor com o SQL Server.